Lente de Contato Dental
Se você acompanha redes sociais ou notícias sobre famosos, certamente você já ouviu alguém falando sobre ou demonstrando o tratamento com lentes de contato dental.
Este tratamento tem se tornado cada dia mais popular, seja entre celebridades e artistas ou pessoas anônimas que buscam unir saúde e estética dental. Em paralelo a popularização da lente de contato, também está o crescimento do ramo da odontologia que trata da estética dos dentes.
Lente de contato e estética dental!
Diante do crescimento e da popularização deste tratamento, também é preciso que cresça a busca por profissionais qualificados para realizar o procedimento. Isso porque, a falta de preparo do profissional pode prejudicar os dentes naturais do paciente.
Mas e você, já pensou em aderir as lentes de contato dental? Conheça mais sobre um dos tratamentos mais populares da estética dental.
Agende sua Consulta!
O que é lente de contato?
Para quem não conhece a lente de contato utilizada nos dentes, ela se assemelha com as lentes de contato utilizadas nos olhos. Não em formato, mas em espessura pois, ambas são extremamente finas.
A lente de contato de uso odontológico, também é conhecida como faceta ou lâmina dental. Quando dizemos que estas lentes são extremamente finas, isto não é força de expressão, elas realmente são. As lâminas têm espessura de 1 milímetro ou até menos. Elas são colocadas em cima dos dentes naturais, com a finalidade de melhorar a estética bucal como um todo.
A maioria dos pacientes que buscam por um tratamento com lente de contato, estão em busca de corrigir o que consideram imperfeições em seus sorrisos. E como bem sabemos, o sorriso ideal é o que muitas pessoas buscam. As lentes são utilizadas para corrigir os diastemas, aqueles dentes separados, corrigem também coloração, tamanho e largura dos dentes naturais.
Desta forma, pacientes que têm dentes muito pequenos, com tonalidades mais escuras ou com algum tipo de imperfeição, podem tirar vantagem deste tratamento.
Como é feito o tratamento?
O primeiro ponto a se dizer sobre o modo como este tratamento deve ser feito, está relacionado a busca pela naturalidade, respeitando as características do sorriso do paciente e apenas melhorando e exaltando o que já existe. O uso das lentes de contato deve ser feito buscando a naturalidade e a harmonização com outras características do rosto do paciente.
É importante que o dentista tenha essa sensibilidade para que o resultado não seja extremamente artificial. Lâminas dentais muito brancas ou muito maiores que o dente natural do paciente não condizem com a harmonia do rosto e com o que a odontologia estética e profissionais sérios propõem.
Como dito no início deste artigo, a lente de contato se tornou muito popular por conta da adesão de celebridades ao tratamento. O que também tem seu lado ruim, pois facilita a aparição de profissionais não capacitados, que podem acabar prejudicando os dentes naturais dos pacientes e não somente em relação a aparência.
Prova disso, são vídeos e fotos que circulam pela internet onde os dentes naturais dos pacientes estão totalmente desgastados para aplicação das lentes, o que não é recomendado.
O desgaste dos dentes naturais, pode ser necessário, mas deve ser mínimo. Isso porque o desgaste em excesso danifica o dente para sempre, podendo provocar sensibilidade e dores.
Por isso, antes de dar início ao tratamento com lente de contato, é preciso que o paciente passe por uma avaliação e que haja muita conversa entre o dentista e o paciente.
Para que haja discrepâncias, é preciso fazer o planejamento no novo sorriso, realizar exames usando scanner intraoral. Após os resultados, é realizado o desgaste dos dentes e sua preparação em geral e em seguida, a colagem das lentes de contato.
Por se tratar de um processo delicado, é necessário cuidado na escolha do profissional e do consultório.
Se você deseja fazer uso de lentes de contato dental, agende uma avaliação na Bio Implant. Clique aqui e agende um horário com a nossa equipe.
Siga nossas redes sociais: